Economia bem ou mal passada

Num dos últimos posts, referi que Bush não é o exclusivo responsável por esta crise. É tão culpado nesta trapalhada como o Clinton e o Carter , que assinaram a legislação que obrigava os bancos a fazer empréstimos ao sector “subprime ” dos consumidores americanos, sem poder cobrar juros adicionais.

Por muito nobres e bem intencionados que foram (ou talvez, simplesmente eleitoralistas e populistas), esqueceram-se duma regra básica: risco pagasse! Mas na impossibilidade de “cobrar” esse prémio de risco, surgiu uma invenção: o modelo originação e distribuição (a base do Subprime ). A culpa não morre mesmo solteira em Wall Street , nem foi uma invenção deles. Esta apenas criou os instrumentos para tornar regulação “idiota” dos srs. Carter, Clinton e Bush filho, execuivel.

Mas indo um pouco mais à base do problema, a questão de fundo é um pouco mais grave. Há pouco um amigo meu falou na “minha linha de economia” e aqui reside o problema (e culpa dos economistas).

Mercados financeiros são sistemas complexos, onde regulação é uma actividade extremamente perigosa. Politica monetária é altamente “viciante” e pode ser o equivalente a fazer uma “queimada controlada” no meio do pinhal de Leiria…com Napalm!!
Banir o short-selling – como foi feito na sexta feira – é o equivalente prático a tentar matar um mosquito com um canhão… acertando na bilha de gás que está um pouco mais atrás! (alias nota-se : os mercados estão extremamente violentos nos últimos dias).

Qualquer economista honesto vos sabe dizer isto! Se for honesto claro está! Se eu for a um congresso do meu partido apresentar uma moção a dizer “recessões são necessárias e não se deve brincar com taxas de juro”, consigo uma proeza: uma moção lida e chumbada! Se eu sugerir para um programa eleitoral medidas difíceis , a probabilidade de ser “editado” (cortado!) é alta. Se não for, a probabilidade de não ser eleito é ainda maior!

Então eu “dobro” um pouco a teoria. É fácil em economia: é uma matéria já de si complexa, e um com um pouco de formalismo matemático eu consigo fazer 2+2=5 (com erros lógicos no meio, mas para o olho “não treinado” passa muito bem!). Se juntar mais uns quantos pressupostos, o pacote está feito. A coisa funciona, num aquário…

E vou dar um exemplo de como fazer isto:
A economia é um sistema. Como qualquer sistema complexo tem um “mecanismo de correcção de erros”, que serve um propósito de “auto-preservação” do sistema. Para quem não está a acompanhar, pensem no vosso corpo. Os vossos nervos servem esta função. Quando algo está errado e coloca em causa a “estabilidade estrutural” do mesmo, sentem dor. O sistema nervoso é o vosso sistema de correcção de erros.
Mesmo que não saibam que lume queima, se lá meterem a mão vai-vos doer, e instintivamente vão aprender: quem brinca com fogo queima-se. Agora, hipoteticamente, imaginem-me a mim (o “economista ao serviço da causa pública”) com uma seringa com uma dose bem grande de morfina. Começa a dor, mas eu digo-vos “não te preocupes… toma lá um pouco de morfina”. A dor desaparece, e vocês continuam lá com a mão alegremente.
Obviamente que daqui, depois de algumas injecções – a morfina só dura certo tempo – vocês vão “viciar”, e vai perder efeito. A única questão que resta descobrir é: querem mãozinha bem ou mal passada?

O economista com a morfina chama-se “politica monetária estabilizadora do ciclo”. Ou seja, eu dou-vos morfina. Baixo os juros. Injecto capital a custo zero. Mantenho o sistema a correr. Estou, para todos os efeitos, a eliminar o processo de correcção de erros: a recessão. (em troca, sou eleito para ministro das finanças, FMI, BCE ou qualquer tacho… quando o efeito passar, eu já cá não ando… pensem “Greenspan” e percebem o que estou a tentar dizer!).

A única questão que sobra é: “querem a economia bem ou mal passada?”

Deixe uma Resposta

