É favor ligar o “descomplicador”!

Na semana passada Gordon Brown – e Companhia Lda. – decidiu dar uma mãozinha ao Royal Bank of Scotland (RBS). O tesouro inglês vai providenciar um seguro para 325 mil milhões de libras de “lixo tóxico” – também conhecidos em finanças como CDOs – no balanço do banco britânico.

O negócio é mais ou menos o seguinte: O Banco dá 6.5 mil milhões de Libras em acções como prémio de seguro. Esse seguro significa que, se aqueles derivados continuarem a descer de valor – para zero, por exemplo – o RBS só tem uma perda máxima de 32,5 mil milhões de euros e o governo britânico fica com os restantes 90% de todas as perdas.  

Uma nota prévia… 2 por cento de prémio de seguro, prémio esse pago em acções? Será que os senhores do tesouro têm noção de que, se aqueles 325 mil milhões de libras desvalorizam, então prémio evapora-se porque está em acções? News flash: basta uma queda de 8,2% no portefólio e lá se vai o prémio. Dica do dia – Quando se compra um seguro a empresa X, compra-se em companhia Y, não na companhia segurada!

Mas o ponto mais engraçado não é esse. O ponto verdadeiramente engraçado é que o Governo Britânico se rendeu aos encantos dos CDOs. É que este negócio, na sua essencia, é a mãe de todos os CDOs: existe uma tranche junior, com o maior risco. Neste caso, os 10 por cento que o RBS pode perder. Perdida essa almofada, as perdas vão para a segunda tranche – a tranche mezzanine – onde está o Governo Britanico, i.e., o contribuinte. Agora a piada propriemente dita: a tranche mais dificil de gerir e avaliar é sempre a tranche Mezzanine! Não é simplesmente, “ah! e tal, o contribuinte deve isto”. 

Por favor, liguem o descomplicador: 90% do banco está na posse do Estado. Assumam a nacionalização, “comprem os depósitos” para colocar num novo “good bank”, deixem “lixo tóxico” onde está, e deixei o mercado tratar do assunto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s